Eram tantas duvidas, tantas perguntas, tantos medos, até mesmo porque engravidei com 16 anos, na minha cabeça se passavam milhões de coisas, medo de ficar sozinha com o meu bebê, medo dos meus pais, medo do meu namorado, medo da família de ambos e medo do futuro.
Mas como não há bem que nunca acabe nem mal que dure para sempre, é assim com a gravidez, o medo continua, mas é outro medo o medo de perder seu filho, um ser que acaba de ser gerado e que você ama com todas as suas forças. Essa fase se chama primeiro trimestre. Seu filho, tão indefeso, sem chances nenhuma de sobreviver fora do ventre materno só dependendo de você e mais nada pra que possa continuar seu crescimento e finalmente vir ao mundo, mas pra isso falta muito, ainda temos 3 trimestres inteiros pela frente, e os medos? Ah os medos, acalme-se, ainda terão muitos!
O primeiro trimestre de gestação
Esse com certeza é o pior , não, o pior não, mas o segundo pior !
Estamos sempre indispostas, enjoadas, temos cólicas ( sim, cólicas, pois seu útero está se expandindo e lógico, irá doer ! Não se assuste, essa dor é a melhor que você pode sentir ao longo da sua bela gestação) temos sono, falta de apetite devido aos enjoos, dor de cabeça, sono, enjoo, sono, e enjoo e sono. Enfim, parecemos mortas vivas, se pudéssemos, sairíamos de casa somente para as consultas de pré natais e voltaríamos pra casa,mas como a vida não é bela temos afazeres, estudos, trabalhamos, já que vivemos numa sociedade totalmente diferente da épocas das nossas avós. Mas tudo passa na 16ª semana de gestação, mas calma, os seus sintomas desaparecerão antes disso, alguns, não todos, pois algumas mulheres, tem enjoo ate o fim da gestação, o que graças a Deus não foi o meu caso !
Além de todos esses incômodos ( todos?) temos os medos, o primeiro e que TODA gestante tem, é do aborto espontâneo, amamos tanto aquele ser que quase nem tem dedos direito, temos medo de perdê-lo, medo de ficar o vazio dentro de nós, literalmente. Mas o negócio é se cuidar, cuidar com o que come, com os movimentos que faz com os horríveis hábitos que muitas gestantes tem , como fumar, beber, usar drogas etc.
Se cuidando direitinho, o seu primeiro trimestre passa rápido e o melhor, saudável !
O segundo trimestre de gestação
Ah o paraíso do segundo trimestre, é o melhor de todos os trimestres, claro, enjoos não temos mais, nossa disposição vai a mil, não estamos pesadas, não temos inchaço, a dor nas costas só começa no final do segundo trimestre, e claro, é a fase de montar o enxoval do bebê !!
Existe coisa mais gostosa que ganhar e comprar roupinhas pra bebê? Sentir cheirinho de fralda, e pomada, cheirinho de sabonete e shampoo de bebê, comprar coisas inúteis, só porque achou fofo?
Enfim o segundo trimestre, é o trimestre de gastar dinheiro e ganhar presentes, ser paparicada sem se estressar,aceitar opiniões e claro o momento mais importante, sentir o bebê mexer pela primeira vez. Algumas gestantes conseguem sentir ainda no primeiro trimestre, se for o seu segundo bebê provavelmente sinta ainda no primeiro tri por volta das 14 semanas, mas na maioria das vezes conseguimos sentir a partir das 18 semanas, que podemos diferenciar movimentos fetais, de gases ! hehehehe
O segundo trimestre é nada mais nada menos que a fase de curtir a gravidez sem incômodos.
E sem nos esquecer da curiosidade de saber o sexo do bebê, algumas mamães passam de clinica em clinica procurando e especulando o seu ser amado com aparelhos de ultrassonografia para enfim saber o que será o seu filho, menina ou menino?
Hoje em dia um bom profissional sabe dizer se será menina ou menino com 13 semanas de gestação, que foi o meu caso, é lógico que eles não confirmam, pois não é seguro confirmar com uma IG tão baixa, mas pode sim ter uma noção ! No meu caso o medico acertou de primeira que seria a minha Julia, na segunda com 18 semanas deu 98% de chances de menina e com 27 semanas 100% menina.
Mas há casos sim de gestantes que fazem ultrassonografias sempre dizendo a mesma coisa e na hora do parto tem a surpresinha, um saquinho ou uma perereca não esperada !
O terceiro trimestre de gestação
E enfim, terceiro trimestre, mais conhecido como, eternidade !, Começa na 28ª semana de gestação e não acaba nunca mais, é tipo agosto.
Dói tudo, ate a sobrancelha dói, dói as costas, os pés a barriga os pulsos ( isso mesmo, algumas mulheres desenvolve a síndrome do túnel do carpo, dói muito os pulsos em alguns casos, mal conseguimos levantar um copo, enfim, dói TUDO !
E lembra dos medos? Agora o medo principal é o parto prematuro, sim, o temido parto prematuro, que acontece entre as 24 e 36 semanas, é considerado parto prematuro, existe uma porcentagem de chance de sobrevivência para cada semana.
Por exemplo, em um bebê com 24 semanas de gestação é quase nulo a chance de sobreviver, mas há sim chances se num local bem equipado e com profissionais competentes.
Um bebe de 28 semanas, tem 70 % de chance de sobreviver fora do ventre materno, se também num local bem equipado e com profissionais competentes, um bebe de 30 semanas tem 80% de chance de sobreviver, um de 34 semanas tem a mesma chance que um bebê nascido no tempo certo, mas claro, terá de ficar na incubadora para ganhar peso.
Mas não se preocupe, se for preciso o seu Obstetra saberá como proceder
Outro medo muito comum no terceiro trimestre, é se o bebê está virado de cabeça para baixo ou se está sentadinho. Se você tiver a expectativa de ter um parto normal, espero que seu bebê esteja virado pois se não os seus planos podem ser frustrados. O que no caso de uma cesariana não faz diferença a posição do bebê, ate se ele estiver atravessado na sua barriga isso não será um medo !
Outro medo? Circular de cordão umbilical, é, aquele mesmo em que o cordão umbilical enrola no pescocinho do bebe, atrapalhando também a expectativa de um parto normal ou até de um futuro sufocamento do feto. Caso seja constatado circular de cordão em seu bebê o medico pedirá que você vá ao Posto ou a maternidade praticamente todos os dias para verificar os batimentos cardíacos do bebê pra ver se não está tendo sofrimento fetal.
Outro medo é passar do tempo, uma gestação pode chegar ate 42 semanas ! Muitos médicos não deixam chegar nem em 41 semanas, por muitos problemas que possam ocorrer, o principal deles é se o bebê expelir o mecônio (cocô) dentro do ventre materno, o que causará uma infecção tanto no bebê quanto na mãe, outra complicação é o grau placentário, que quanto maior o grau maior a maturidade placentária, o que pode causar uma restrição no fornecimento de nutrientes e oxigênio ao feto, em todos os casos é feito uma cesárea ou induzido um parto de emergência para que possa evitar complicações tanto para mãe quanto para o bebê.
Após as 36 semanas, o bebê pode nascer que será considerado um bebê viável, não precisará ficar na incubadora ( caso não haja nenhuma complicação ) e provavelmente já terá um bom peso!
A partir daí é que a ansiedade começa e a eternidade também !

Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo.
oi adorei seu blog conheci no e family parabens!!!
ResponderExcluirObrigada Aline, fico feliz em receber elogios !
ResponderExcluirBeijos