sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bullying não é brincadeira de criança !

Apesar de muitos dizerem " Na minha época não existia bullying", sempre existiu, antigamente era tudo levado na brincadeira, como " coisa de criança ", mas mal sabem essas pessoas quantas crianças sofreram e hoje já adultas levam traumas pro resto da vida. Se a criança é gorda, magra, baixinha, alta, morena, muito branca etc, qualquer coisa é motivo para chacota e ridicularização em seu meio social. 
Hoje o bullying vem sendo melhor avaliado e tratado com muita intensidade - ao contrario de antigamente -  mas enquanto as crianças que praticam o bullying não tiveram um minimo de educação dentro de casa, nada mudará.
Eu sempre digo, que crianças tem o espirito para serem malvadas, lógico que existem exceções, mas a maioria adora uma piadinha com o colega de sala que é diferente, e muitas dessas agressões e apelidos as crianças aprendem na própria casa, com os próprios pais ou familiares.
Sofri muito com isso quando era pequena por ser muito magra, criaram mil apelidos diferentes e até as minhas colegas que eu achava que eram amigas, me excluíam e muito menos me defendiam, passei exatamente, 11 anos da minha vida, sendo insultada com os piores apelidos que podiam existir.
Quando era mais novinha, mais ou menos na 3ª serie, eu já cheguei a levar livradas na cabeça e chutes, tacavam pedrinhas em mim e passavam o dia me perseguindo, cansei de implorar pra minha mãe me deixar ficar em casa em troca de ela por exemplo tirar piolhos de mim, ou fazer tarefa o dia todo, inventava doenças e na escola, fazia de tudo pra me machucar pra ser mandada embora, tamanha era a pressão sobre mim.
Na época meus familiares não se importavam, até que um dia, após casada, comentei com a minha mãe que eu realmente não queria ir pra aula por tudo oque eu passava, e ela não soube nem oque falar.
Ate hoje sinto que algumas coisas influenciam minha vida por conta disso, sou uma pessoa tímida, (apesar disso estar melhorando muito com o tempo), tenho insegurança quanto a minha aparência e inteligencia, e não sei me comunicar, entrevistas de emprego pra mim são um caos, um verdadeiro martírio, me importo muito com a opinião alheia e não consigo levar um "não" ou uma resposta não esperada de alguém pouco chegado, sem me abalar psicologicamente e acabar chorando, por coisas banais. Conforme vou crescendo e amadurecendo, muita coisa tem melhorado, mas muita coisa sinto que nunca irá passar, irei carregar pro resto da minha vida.
O bullying se torna um fardo tão grande pra algumas crianças, a pressão é tão grande que crianças e adolescentes tiram sua própria vida, como Foi o caso de Amanda Todd, morta em 10 de outubro de 2012, vitima do cyberbullying, alguns dias antes de se matar Amanda Todd postou um vídeo no youtube explicando toda a sua vida e sua luta diante aquela situação. Outro caso foi o de Roliver de Jesus que após  sofrer bullying na escola se enforcou com o cinto da mãe no dia 17 de  fevereiro de 2012. Uma colega de classe conta que chamavam ele de gordinho, gay e bicha e muitas vezes ele voltava pra casa chorando.
Diante disso me pergunto, quantas mortes e casos como esses ainda teremos de ver, para que os pais, educadores e governo tomem uma decisão e comecem a acabar com isso dentro da própria casa?
Temos que cuidar dos nossos filhos e ter o máximo de atenção possível e principalmente tomar cuidado com o filho dos outros.


2 comentários:

  1. Nossa, Carol!
    Eu também sofri um pouco, pois sempre usei óculos, então quatro olhos foi meu apelido por muito tempo... mas nem de perto o que você passou. Realmente, temos que prestar muita atenção no que nossos filhos falam sobre a escola. Muitas vezes, os pais chegam a achar que é "preguiça" o não querer ir pra escola.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Dani, um dos meus maiores medo é que a Julia passe por isso. DEUS LIVRE NOSSOS FILHOS DESSE MAL !

    o MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS RUDE =/

    ResponderExcluir