quarta-feira, 21 de março de 2012

Terra, barro, árvore e água.


Esses são os 4 elementos fundamentais na vida de uma criança. Pelo menos na minha infância foram os elementos que mais me agradavam. Brincar na terra e no barro se sujar de verdade é o que há de mais gostoso para uma criança que está descobrindo o mundo.
Subir em arvores, quem nunca fez isso? Perigoso é, mas nunca cai de uma arvore, talvez pela pratica, já que minha mãe sempre me deixou subir em árvores desde bem pequena. E a água, tanto sozinha, quanto misturado na terra, fazem uma química legal na cabeça das crianças.
Sempre morei em casas que tinham quintais grande e com uma vasta extensão de terra grama e árvores, aquele era o meu mundo, passei a maior parte da minha infância nos quintais das casas nas quais morei.
Como tinha a minha irmã, muitas vezes a brincadeira ficava ainda mais divertida, fazíamos
casinhas com tábuas e folhas de bananeira, pedaços de pau tijolos quebrados, pedra e tudo mais que se pode encontrar num quintal. Fazíamos maquetes de sítios na terra pegando galhinhos de árvore e pedras, fazíamos buracos para similar um lago e com caixas de fósforos usadas fazíamos casinhas, tirávamos as figuras das vacas das caixas de leite usadas e fazíamos um pasto pra elas.

Era uma diversão só, e a criatividade ia a mil toda vez que decidíamos cuidar de uma fazendinha.

Porque este texto?
Por um único motivo.
Vejo muitas mães que privam filhos de brincarem com liberdade só porque se sujam ou tem medo de pegarem uma doença. Sujeira a gente lava, colocar uma roupa velha e deixar a criança descobrir o mundo é oque há de melhor até mesmo pra saúde. O organismo da criança tem muita facilidade de lhe dar com bactérias e germes quanto mais novas estimularmos o organismo da

criança a lhe dar com elas, mais imunidade a criança terá.

Em toda a minha vida, tive virose apenas uma vez na vida, com 7 anos, gripe pego no máximo 2 vezes por ano e nem todo ano eu pego, a unica vez que quebrei algum osso, foi o do dedo anelar da mão esquerda, porque estava correndo dentro da igreja e bati como dedo no banco, eu tinha 13 anos quando isso aconteceu e nunca chorei porque me machucava, mesmo porque nunca me machuquei com gravidade. Minha mãe sempre sondava pra ver oque estava fazendo mas sem interferir em nada no meu aprendizado, ela me deixava descobrir o mundo e claro permitia que meu organismo se auto defendesse.


Mamães, deixem seus filhos livres, crianças muito presas crescem com a cabeça muito fechada
pra descobertas e aventuras são mais tímidas e geralmente costumam tem problemas no relacionamento com coleguinhas da mesma idade. Crescem sedentárias e sem criatividade, se tornam adolescentes sem personalidade própria.
Deixem brincar, deixem se sujar, deixem se machucar, pois se eles não aprendem com as dores com oque vão aprender?
TUDO com limite é muito bom e saudável ate mesmo pra nós que já estamos "crescidinhas". Se é que vocês me entendem.





Enquanto o mundo exige pressa, uma mãe, simplesmente, ESPERA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário