quinta-feira, 26 de julho de 2012

Amamentação

Acho que esse é um dos assuntos mais pensados por futuras mamães. Quando estamos grávidas ouvimos de muitas pessoas horrores sobre a amamentação, oque por sua vez acaba por deixar a futura mamãe mais nervosa oque acaba complicando esse momento que deve ser tão sublime.
Provavelmente oque uma mamãe mais escuta quando está grávida é sobre a alimentação. Não que ela não influencie em nada, pelo contrario influencia e muito mas não no que estamos acostumados a ouvir.
As cólicas são totalmente comuns em bebês até 3 meses de idade, e muitas mamães acabam deixando de comer muitos alimentos por conta disso.Feijão e brocólis que são muito ricos em ferro acabam sendo deixados de lado por ser muito famoso por causar gases. Logo que ganhei a Julia minha sogra e meu marido quase me proibiam de comer feijão brocolis e repolho, eles não me proibiam mas de tanto eles encherem o saco e ficarem falando que se ela sentisse dor a culpa ia ser minha deixei de comer não só esses mais muitos outros como pão, leite, iogurte, limão, laranja etc. Oque me resultou em um começo de anemia e o baixo ganho de peso da Julia. Foi então que fui a minha Ginecologista que também é Pediatra e ela quase me escumungou quando falei que não comia esses alimentos. Então ela explicou que é totalmente normal as cólicas nos bebÊs até 3 meses de idade e que se eu parasse de comer esses alimentos eu ia desenvolver uma anemia mais grave e que a falta de comida adequada interfere nos nossos hormonios, pense uma mãe que amamenta comer mal, ela provavelmente ficará estressada oque inibirá que o organismo libere a ocitocina que é o horminio bom pra que seja produzido o leite e que esses hormonios ruins são liberados no leite e acaba deixando o bebê nervoso e acabada dando cólicas também. Depois dessa explicação comecei comer de tudo e por incrivel que pareça com 1 mês e meio Julia nunca mais teve cólicas.
Outra coisa que costumamos ovuir muito é sobre fissuras nos seios. Esse é o pior medo de todas as mães, ela doem, sangram e atrapalham a amamentação. Mas há muitas formas de evitar essas fissuras, antes de ganhar o bebê você pode com uma toalha felpuda (nunca com esponja vejetal) esfregar e massagear o bico do peito por alguns segundos, essa tecnica faz com que o mamilo se caleje e fique mais resistente a sucção do bebê, torção dos bicos de leve. MAS NUNCA ESQUEÇA QUE ESSAS TECNICAS SO DEVEM SER FEITAS A PARTIR DE 37 SEMANAS DE GESTAÇÃO, não precisa se preparar a gestação inteira pra a amamentação, o motivo é que o estimulo dos mamilos faz com que o corpo produza ocitocina que é o hormonio responsavel pela dilatação do colo do utero no trabalho de parto. Não que isso vá fazer você ganhar o bebê ou perde-lo mas pode ser uma porta de entrada pra um trabalho de parto prematuro.
As pomadas contra rachaduras so dedvem ser utilizadas antes do inico da lactação, apesar de muitas não precisarem ser lavadas antes da amamentação ela não ajuda a cicatrizar apesar de isso que fala na bula. Apomada deixa o bico do seio úmido e como todos sabem pra uma boa cicatrização precisa de um lugar seco e arejado.
Outro problema muito comum é o bico plano ou invertido oque complica a pega do bebê no seio, mas hoje em dia há muitas formas de resolver isso, as conchas são materias muito uteis nesses casos, além de esgotar o leite em excesso ele ajuda a formar o bico. Outro metodo é o uso de esgotadeiras que faz pressão puxandoo bico pra fora e ajuda tbm a formar o bico .

Talvez na sua primeira amamentação o bebê rejeite do mesmo modo que ele pode pegar com uma força descomunal, Julia quando nasceu ficou 14 horas sem mamar NADA ela travava a boquinha e só queria saber de dormir e mesmo acordada não aceitava. Isso é muito comum em bebês que nascem de parto cesário porque engolem muito liquido amniotico e como não tem a mesma pressão que faz na saida pelo parto vaginal fica um pouco no estomago deles, Julia nasceu de parto normal mas ainda sim tinha muuuuito liquido no estomagozinho dela e ela em vez de mamar, vomitava o tempo todo uma gosma transparente com amarelo.

2 comentários:

  1. Olá!! Vou te seguir, pode me seguir tbm?
    http://www.maeblogando.com/

    Então, achei muito legal seu post e me identifiquei com os assuntos. Essa questão de cólicas em bebê é complicado, quando o meu filho Luiz de 4 meses nasceu, muita gente ficava me falando pra mim não comer isso, não comer aquilo e que eu não poderia tomar refrigerante de jeito nenhum! Teve uns dias que passei tomando chá e comendo biscoito mas mesmo assim ele ficava com cólicas. Ae resolvi comer de tudo, se mesmo eu não comendo ele tinha dor...
    Ele teve cólicas até 1 mês e depois passou e eu sempre comi e bebi de tudo!

    E a questão da amamentação, é muito bom quando a mulher cuida dos seios antes mesmo de amamentar, eu achava besteira e não cuidei. Resultado...tive rachaduras e mastite, a dor é terrível!!!!!

    Beijoooos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana pode deixar que sigo siim.

    é verdade, sem falar que podemos te ruma anemia como no meu caso por besteira né?
    Beijos adorei seu blog tbm

    ResponderExcluir