terça-feira, 1 de setembro de 2015

Viva a natureza !

É tanta tecnologia, tanta luz, tanta coisa colorida e brilhante que se movimenta e emite sons que há quem ache estranho uma criança brincar na terra hoje em dia. Mas pra essas pessoas digo, terra, grama e água é simplesmente o brinquedo mais relaxante e divertido que uma criança pode ter no quintal da sua casa. É preciso pouco: uns tijolos quebrados, uns brinquedos surrados, potes e talheres velhos, água terra e mato, com isso é possível montar uma casa completa sem ter que andar nos corredores sem fim das lojas de brinquedos e gastar fortunas pra comprar um brinquedo nem tão interessante e educativo assim.
Posso dizer que sou mais criança que a Julia que tem apenas três anos, ontem a vovó veio aqui em casa e resolvemos que faríamos uma casinha numa horta abandonada que tinha aqui em casa. Pegamos seu fogãozinho, três tijolos quebrados uma folha de piso de cerâmica um colchonete sua boneca e vários pratos e copinhos de plástico e ainda o vovô Marcos deu um SUPER pote de plástico pra Julia fazer suas guloseimas de terra. Criança é um bichinho criativo, com um copo e uma bolinha ela fez uma mamadeira e com folhas de alface da nossa horta ela fez uma salada e enfeitou o bolo de chocoterra. Fez suco de uva com pózinho de terra e um pouco de água e deu o almoço e a sobremesa pro bebê dela. Depois elas dormiram na gigantesca cama small king e sonharam com as minhocas do quintal.
Brincar na terra é extremamente saudável por inúmeros motivos, um deles é o fortalecimento do sistema imunológico da criança que está a todo vapor. O contato com alguns microorganismos é importante porque condiciona o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. Para isso é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo saber o histórico do espaço em que a criança vai brincar, por exemplo em uma caixinha de areia, se animais utilizam o como banheiro, se fica próximo a ninhos de passarinhos ou ponto onde passarinhos passam o tempo e acabam defecando próximo ao local, plantas que possam oferecer risco a saúde da criança e quais instrumentos serão utilizados durante a brincadeira, evitando objetos pontudos e/ou cortantes. Também é importante explicar para seu filho que não pode colocar plantas desconhecidas, terra ou bichos na boca e também sempre após a brincadeira lavar as mãos ou tomar um bom banho.

É interessante também ensinar seu filho a cultivar uma horta ou um jardim de flores para que ele aprenda os ciclos de crescimento das plantas, e tenha um contato ainda maior com a natureza, além de que a horta pode estimula-lo a ter uma alimentação saudável pois terá interesse em descobrir os sabores daquilo que cultivou, para isso existem algumas plantas de crescimento razoavelmente rápido como, Morango, alface, cebolinha, salsinha, orégano e couve além das flores de calêndula, boca-de-lobo e o bambu-moso que cresce cerca de um metro por dia ! Ensinar a fazer estruturas para parreiras e aos poucos ver o crescimento das folhas e uvas é de fato encantador.

As opções são infinitas, basta um pouco de criatividade, pesquisa e dedicação e terá um quintal cheio de cores e seu filho irá descobrir e aprender cada vez mais.



Um comentário:

  1. Minha mae nao deixava eu pegar agua pra brincaelr na terra, mas d xicarazinha escondida em xicarazinha, fazia a baderna.
    Eu tinha uma frigideira amarela q servia como tudo e era a coisa mais maneira d se fazer era brincar na terra :3

    ResponderExcluir